Usando Robôs para Limpar a Casa - Parte I

Salut, les copains!

Hoje vou falar de um assunto "amelístico". Limpeza de casa, com direito a um videozinho mostrando um robô aspirador guiado a laser ...

Aqui no Québec (e no Canadá em geral), não existe esse negócio de "empregada" e "diarista". Bom, até existem pessoas que trabalham com limpeza de casas, mas não é bem como no Brasil. O preço é salgado e, pelo que contam, a limpeza é só "onde o bispo passa". Nada de deixar a pia cheia de louça + roupa da família remelenta pra lavar + chão imundo. Na prática, temos que fazer o serviço nós mesmos.

Quem tem criança e/ou animal de estimação, sabe que eles possuem um poder de sujar o chão e espalhar migalhas por tudo extremamente elevado. Daí, se bobear, a casa "vira num oito". Tem que estar sempre limpando, ainda mais no inverno, já que a casa fica praticamente selada e a poeira gerada por nós mesmos fica presa no interior, apesar de existir um sistema de ventilação.

Acontece que ficar varrendo piso, tapete, embaixo de sofá, etc é muito chato! Ainda mais quando temos outras coisas pra fazer. O pior é a sensação de "enxugar gelo", pois não dá meia hora e já tem umas migalhinhas dando as caras. Varrer também tem o inconveniente de levantar a poeira. O ideal seria utilizar o aspirador, mas é algo desajeitado e barulhento (as casas aqui têm sistema de aspirador central, pelo menos as mais novas. Assim, o barulho fica confinado no sub-solo, mas ainda tem a mangueira desajeitada).

Felizmente, hoje já existem robôs que são capazes de limpar a casa. Entre os vários tipos, eu posso agrupá-los em três grupos: aspiradores, "mops" e "lavadores". A empresa líder de mercado aqui no Canadá/EUA é a iRobot, que possui os aspiradores da linha Roomba e Scooba.

Os robôs aspiradores são a maioria. Eles são umas "rodelas" de uns 30 cm de diâmetro por 10 cm de altura mais ou menos com rodinhas e sistemas de escovas em baixo e um aspirador. Eles rodam pela casa aspirando a sujeira e, nos modelos mais modernos, voltam automaticamente para a base de recarga. O líder de mercado é o Roomba, da iRobot.

Na categoria "mop", temos um robô chamado Mint, que é quadradinho e possui uma base onde colocamos um daqueles panos absorventes usados em mops (aqueles "rodos" com base chata e larga) normais. Ele não aspira, somente passa o tal pano pela casa. Esses paninhos atraem a sujeira, que fica grudada. Ele não funciona para migalhas, já que não recolhe nada. Só é bom mesmo para pegar poeira do chão.

A última categoria tem apenas o Scooba como representante. Ele é parecido com um Roomba, mas possui um reservatório de água, onde colocamos água e produto de limpeza e também um aspirador interno. Na parte de baixo, ele possui uma escova e borrachas que recolhem a sujeira e a dirigem para a "boca" do aspirador. Ao andar, ele solta pequenos jatos de água, as escovinhas "raspam" o chão e o aspirador recolhe a água suja para um compartimento interno e sujeira.

Esses robôs custam entre 200 e 400 dólares, dependendo do modelo. É uma grana que acaba valendo a pena, pois nos economizam bastante tempo. Podemos ligá-los ao sair de casa pela manhã e, ao retornar, a limpeza está feita.

Em casa, nós temos dois robôs: um Neato XV-11 (aspirador) e um Scooba (lavador). Neste post, eu falarei do Neato e deixarei o Scooba para um post seguinte.

Como eu mencionei antes, o Neato XV-11 é um robô aspirador e concorre com o Roomba. A grande diferença entre os dois é a maneira com que a limpeza é feita.

O Roomba é um robô "cego". Ele efetua a limpeza se movendo pelo ambiente em padrões circulares, linhas retas e diagonais. Ele possui sensores de impacto para detectar obstáculos. Se ele trombar com um obstáculo, ele recua, muda de direção ou tenta contornar, dependendo da situaćão. Assim, ele bate bastante nos móveis da casa. Como ele não "sabe" realmente a sua posição, ele acaba passando várias vezes no mesmo local, o que é bom por ter mais chances de aspirar a sujeira e ruim porque demora mais para terminar. No quesito limpeza, o resultado é bom e os proprietários se dizem satisfeitos.

O Neato funciona de maneira bem diferente. Ele é capaz de "enxergar" o ambiente e executa a limpeza de maneira planejada, graças a um scanner laser que mede a distância dos obstáculos em torno do robô, gerando um mapa que é atualizado "on the fly". O ser ligado, ele se afasta da base, efetua uma varredura inicial do ambiente e determina a área a ser limpa. Ele comeca a limpeza pelas "bordas" da área e depois limpa o centro em linha reta. Se houverem obstáculos, ele os contorna sem encostar. Ele também efetua a limpeza da casa de maneira ordenada, um cômodo por vez, já que ele identifica portas e/ou "passagens". Se uma sala for muito grande, ele divide a área em setores menores e os limpa um a um. Também podemos delimitar a área de limpeza usando uma barreira, que é uma espécie de fita de magnética que colocamos no chão. Se, durante a limpeza, a bateria estiver a ponto de se esgotar, ele suspende a limpeza, volta para a base, recarrega e retoma o serviço do ponto onde tinha parado. Ao final da limpeza, ele retorna automaticamente para a base de recarga.

A manutenção desse robô é surpreendentemente simples (comparada ao Scooba e, segundo reviews, mesmo ao Roomba). Após a limpeza, basta retirar o reservatório de detritos pela parte de cima, destacar o filtro e jogar a sujeira no lixo. As escovas na parte de baixo exigem muito pouca manutenção, já que elas não são feitas de fibras, como uma escova normal, mas de palhetas de borracha. Assim, elas não ficam impregnadas de ciscos ou de fios/cabelos. Os cabelos costumam se agrupar em chanfros nas palhetas e não incomodam nem exigem a sua retirada a cada limpeza, dá para olhar só de vez em quando. Em geral, a manutenção demora menos que 1 minuto.

No quesito eficiência da limpeza, pessoalmente estou satisfeito. Esse robô limpa qualquer tipo de piso, seja madeira, cerâmica ou tapete/carpete. Ele consegue aspirar poeira, penas de passarinho (temos duas calopsitas), pelo de cachorro/gato, sementes, pipoca ... O reservatório é grande e o aspirador é bastante potente (segundo reviews, o mais potente do mercado). Como ele só passa uma vez por cada local, pode ser que ele deixe alguma coisa pra trás, como uma casca que foi "espirrada" de outro lugar durante a passagem do robô. Em relação aos cantos .. isso é um problema com todos os robôs. É muito difícil retirar a sujeira dos cantos em L e bordas bem junto das paredes. O Roomba tem uma escovinha lateral que tenta puxar a sujeira pra baixo do robô, enquando que o Neato possui uma "cabeça" quadrada para conseguir entrar melhor nos cantos e também um aspirador mais potente para aspirar a sujeira ao lado do robô. Na prática, não dá para contar que ele vá limpar perfeitamente os cantos ... O que eu faço é, quando tem muita sujeira, antes da limpeza passar uma vassoura nos cantos para jogar a sujeira mais pro meio. Ou então, depois da limpeza, passar um pequeno aspirador de mão. Isso não leva 3 minutos.

O Neato tem uma grande vantagem de ser um robô inteligente e o algoritmo de limpeza está sendo aprimorado. Podemos fazer upgrades do software do robô de maneira oficial direto pelo site do fabricante. O nosso robô já veio com a versão de software mais recente, mas podemos ver no histórico que o fabricante já fez melhoras na limpeza de cantos, algoritmo de localização da base, etc. Creio que, como esse produto é relativamente novo, ainda haverão novas versões de software para melhorar a limpeza de cantos, etc, já que o robô SABE onde ele está passando, graças ao mapa que ele mantém na memória.

Então é isso. Eu gravei uma modesta demonstração do Neato XV-11 para que os digníssimos leitores possam ver o bichinho em ação.

Comentários

  1. Oi TAZ, adorei o post. É sempre bom ver a comparação de produtos principalmente por quem já usou. Embora eu tenha visto a Roomba várias vezes não animei comprar. Semana passada uma amiga trouxe o dela para ficar comigo por uma semana, enquanto eu fazia o dog-sitter da cadela dela. Agora vendo o seu robô em funcionamento dá para eu ver a diferença entre os dois. By the way, obrigado pelo email relativo ao meu erro no post dos detetores. Não me dei conta do vacilo.

    ResponderExcluir
  2. Faz um post sobre o Scooba, please! Estou querendo comprar um!

    ResponderExcluir
  3. Vi um destes robôs no SAMS CLUB em Goiânia, da marca TAURUS, fiquei curioso pois ele prometia aspirar e "passar pano", na verdade, uma flanela, no chão. Não achei o preço alto diante do que prometia fazer: R$ 600,00, mas minha esposa achou arriscado por não conhecermos nada sobre ele. Seu post foi bastante esclarecedor, aguardo a parte 2.

    ResponderExcluir
  4. O seu post foi excelente!
    Gostaria de pedir que postasse algo semelhante sobre o scoobar.
    Estou interessada em comprar e não encontro em paginas brasileiras nada a respeito que possa me auxiliar na decisão.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. onde posso compra-lo??
    é esse valor meamo R$600,00??

    ResponderExcluir
  6. No Brasil, esse Neato só pelo mercado livre e está perto de 2 mil reais, muito caro.
    Nos EUA e Canadá (onde moro) se compra em torno de 400-500 dólares.

    ResponderExcluir
  7. vc tem o manual dele em português, e como configurar para ele limpar todos os dias em um horario

    ResponderExcluir
  8. Olá Taz estou interessada em comprar um Neato, porém, estão muito caros pelo Mercado Livre, mas por favor, quanto a bateria dele quanto tempo dura e é fácil adquirir outra? e também estou na dúvida pois existem muitos modelos, qual seria o mais atual?

    ResponderExcluir
  9. Olá Taz, por favor, a respeito da bateria quanto tempo dura? é fácil adquirir outra, mesmo os brasileiros? e vejo q tem muitos modelos de Neato disponível tem muita diferença de um para outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a bateria do meu durou 3 anos antes de eu trocar e ela custou em torno de 60 dólares. Os modelos mais novos possuem conexão com o celular e uma bateria de tecnologia mais nova, mas nada demais em relação ao "aspiramento" mesmo. Um modelo mais simples do Neato vai fazer o mesmo serviço. Só veja se ele tem aquela "vassourinha" giratória na lateral. O meu não tem e isso faz diferença. No entanto, os preços que eu estou vendo no Mercado Livre estão bem salgados. Não acho que vale a pena comprar atualmente no Brasil ... Aqui no Canadá, ele custa em torno de 400 dólares.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas