A Palestra

Olá Pessoal,

Um dia (17/09/2007 para ser mais exato) eu resolvi ouvir a CBN no fone de ouvido para abafar o ruído do escritório e, justamente nessa hora, começou uma entrevista com a Mme. Soraia Tandel, agente de imigração de Quebec, falando justamente do processo de imigração e anunciando que haveriam duas palestras para falar do tema naquele dia e no dia seguinte. Como achamos interessante a oportunidade, resolvemos nos inscrever para a palestra do dia seguinte.

Dia da palestra, auditório lotado, vários rostos conhecidos ... :) Devido ao trânsito e à EduCanadá, a palestrante se atrasou um pouco, mas logo estávamos assistindo aos vídeos institucionais, recebendo as informações da Mme. Tandel e também assistindo a um vídeo mostrando depoimentos de brasileiros em Quebec. O clima dado nas palestras é que o Quebec é uma terra dos sonhos, mas sabemos que não é bem assim. Mas não deixa de ser uma terra de oportunidades para quem tem qualificação, vontade de aprender e aperfeiçoar o francês (e inglês, que não pode ser esquecido) e também não ter medo do frio, brrrrrr

Ao final da palestra, eu tinha feito umas cinco páginas de anotações no meu caderno e fiquei com a certeza de que deveria buscar mais informações sobre o assunto, conversar com alguns colegas que foram e voltaram, pesquisar nos blogs, listas de discussão, etc. Em suma, valia a pena pesquisar o assunto.

Após alguns dias, decidimos iniciar o processo de preparação. O temor da incerteza e de virar a vida de pernas para o ar foi substituído pela sensação de oportunidade, de sair do comodismo e de buscar uma futuro melhor para nós e para nossos futuros filhos.

E foi assim que o nosso primeiro passo foi dado. O que começou com o uso do rádio para abafar um ruído acabou por iniciar um processo que mudará as nossas vidas para sempre.

Até a próxima e boa sorte para todos nós.

Comentários

  1. Obrigado pela visita e achamos ótimo que vcs gostaram dos links!

    Parabéns pela inciativa de vcs e bons estudos e muita boa sorte! No começo é assim mesmo... só chupinziando, mas eu faço a mesma coisa hahahaha

    Tem muita coisa que eu tenho duvidas, porém na medida do possivel, conseguimos sanar perguntando para amigos e meu irmao que ja esta por lá (marmé) hehehehe. Entao... eu acredito que será legal vc acompanhar o nosso processo, desde o inicio, nos primeiros post pq lá ocorreram alguns problemas que vcs podem evitar hahahahah e além do mais, eu estou na etapa 3, aguardando entrevista e estudando muito o frances!. Pergunte para o meu irmao, ele fez umas aulas de frances aí em ctba, eu achei meio caro, mas é direcionado para a entrevista e tudo mais... O frances praticado é o quebécoise, que é um pouco diferente do "tradicinal"... é como se fosse o portugues de portugal com o do brasil mas sem tantas girias etc e tal, é mais na pronuncia que se diferenciam, alguns fonemas. Mas se atentar bem, vc consegue entender e eles te entendem tranquilamente, desde que fale certo hahhahahaha.

    Bom, é isto! Bonne études et bonne chances a vous!

    Marcio, Fernanda e Ágata

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas