Exame e Entrevista para a Cidadania

Olá, pessoal!

Então. Como eu havia escrito no post anterior, fomos chamados para finalmente realizar o exame e a entrevista para a obtenção da cidadania canadense.

As nossas últimas duas semanas se passaram à volta do guia de estudos (Découvrir le Canada) fornecido pelo CIC e neste site que disponibiliza um quizz com perguntas similares às do teste. No final das contas, eu já estava gabaritando os simulados.

Surpreendentement, o nosso exame foi aqui em Québec (estavam fazendo somente em Montréal), perto do meu antigo emprego. Como o lugar é meio marrento para estacionar, decidimos ir de buzão mesmo e não se estressar ainda mais com trânsito.

Chegando ao prédio, vimos uma multidão de imigrantes. Tinha gente de todos os sabores ... Chegada a hora do exame, fomos colocados em lugares na sala de modo a separar as famílias/amigos para evitar "colas". Em seguida, passaram instruções de como o teste seria realizado. As provas tinham dois tipos, umas vinham em pastas vermelhas e outras em pastas azuis. A gente deveria marcar as respostas em uma folha separada e, ao acabar, leavantar o braço pro fiscal vir pegar. O interessante é que não saíamos da sala. Todo mundo tinha que ficar até o fim dos 30 minutos.

A prova tinha questõs "barbada" e outras mais difíceis, mas tudo de acordo com o livrinho de estudo. O problema é que algumas coisas eram detalhes que a gente não presta muita atenção ao estudar ... O teste tinha 20 questões com 4 alternativas, sendo que tínhamos que acertar 15. Haviam quatro fiscais para pegar os "colantes". Eles avisaram que, se achassem que alguém estivesse colando, iam tomar a prova, invalidar as respostas dadas e colocar o dossier pendente para uma audiência com um juiz de imgração, coisa que poderia demorar 1, 2, 3 anos ou mais ...

Quando o tempo acabou (teve gente que teve o exame praticamente arrancado das mãos ao final do tempo), liberaram quem queria sair para ir ao banheiro, com a condição de deixar uma "identidade" na mesa pra poder entrar de volta. Eles explicaram que cada um ia ser chamado para  uma entrevista e o resultado do exame ia ser dado na hora. Quem não passasse no exame, ia ser chamado para uma "segunda chance" em Montréal.

Ficamos esperando e depois de uns 40 minutos uma agente me chamou para a entrevista. Basicamente ela conferiu a minha "Confirmation de Résidence Permanente" original, folheou os meus passaportes e fez perguntas relativas a viagens para fora do Canadá, onde eu morava, se a casa era própria ou alugada e o que eu tinha feito no Canadá desde o landing, empregos, onde eu cursei francês aqui, etc. No fim, ela disse que o dossier ia ser encaminhado para o juiz aprovar e em seguida me liberou, falando que ia chamar a minha esposa para a entrevista dela.

Nessas entrevistas, eles perguntam "detalhes bobos como quem não quer nada" para os casais para ver se as respostas batem.

Eu fiquei no hall esperando e, um pouco depois, a minha esposa saiu e a primeira coisa que ela falou foi "reprovei no exame" ... mas era sacanagem só pra me zoar. Na verdade ela acertou 100% (eu esqueci de perguntar o meu score, mas acho que foi 100% tb, a única questão que eu tinha dúvida eu acertei por indução - conferi em casa).

Eles nos deram a opção de comparecer à cerimônia em Québec mesmo ou em Montréal. Podendo ir para Montréal seria mais rápido. Como queremos resolver o assunto rápido, escolhemos Montréal mesmo.

Bom, agora é esperar a convocação para a cerimônia e nos tornarmos canadenses!

Até a próxima, pessoal!

PS: É fortemente recomendado fazer o quizz do site indicado em cima no post. Ele dá idéia do tipo de detalhe que tem que ser memorizado. A prova pode ser moleza ou não. Isso varia bastante segundo os relatos, mas estudando vai beleza. A gente nota que na sala tem muita gente despreparada, que não entende o que os agentes explicam, etc.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas