Passaporte

Olá Pessoal! Com vocês, um post revoltado ...

Ultimamente eu tenho desconfiado de tudo que o Governo inventa. Tudo me parece pra favorecer a empresa de algum amigo de ministro e coisa e tal. Deve ser um problema meu ...

Quem é engenheiro sabe que o CONFEA resolveu emitir uma carteirinha nacional, em substituição às carteirinhas dos CREA estaduais. Houve um recadastramento em etapas e que demorou mais de um ano, creio, pra ser completado. Quando chegou a minha vez de fazer o recadastramento, levei os documentos, fotos, etc. Seis meses depois, quando fui pegar a minha nova carteirinha, a surpresa: A carteira nacional não se parece em nada com uma carteira de identidade, a fotografia 3x4 que eu tinha fornecido foi ESCANEADA (por que não tiraram uma foto digital na hora que nem no DETRAN?) e impressa em um tamanho ridículo no papel. Embora, na teoria, essa carteira valha como documento de identidade, dá até vergonha de apresentá-la. A impressão é que inventaram isso somente para alguém vencer uma licitação de fornecimento das carteirinhas, que possuem validade ...

Agora tem o tão falado novo passaporte brasileiro. O meu antigo passaporte venceu e tenho que tirar um novo. No início do ano passado, quando ele tinha vencido e eu decidi renovar, havia uma crise na PF porque eles estavam com falta de passaportes (modelo antigo ainda)! Como eu não tinha necessidade imediata dele, deixei pra depois. Semana passada eu decidi renovar o meu, por motivos óbvios. Entrei no site da Polícia Federal e vi que agora em Curitiba estão emitindo o modelo novo. A primeira diferença é que o passaporte novo custa o dobro do valor do antigo ... tá certo que esse novo passaporte tem uns itens de segurança a mais pra seguir padrões internacionais e um código de barras que pode facilitar a sua vida em aeroportos lá fora. Outra diferença é que vc tem que protocolar o pedido pela internet, pagar o boleto e agendar o dia pra ir fazer o dito cujo. A princípio, imaginamos : Oba! Organização! Ledo engano, meus caros, o sistema da PF está com algum bug e os agendamentos estão demorando demais! No meu caso, o dia pra eu ir lá na PF fazer o passaporte ficou para Maio !!!! O pior é que eu não vou sair com o passaporte em mãos. O agendamento é só pra conferir os dados e tirar a foto e impressões digitais. A retirada fica pra uma semana depois, isso se o sistema não sair do ar e você ficar lá na PF até tudo voltar a funcionar, como aconteceu com um colega aqui do serviço.

Em 2001, quando tirei o meu primeiro passaporte, eu fui no dia que eu quis na PF às 8 da manhã, entreguei a documentação e preenchi o que precisava ser preenchido, tirei foto numa lojinha do lado e saí com o passaporte em mãos às 11:30. Se passaram alguns anos e a situação se deteriorou! Vai ver que a culpa é do POVO, que está tirando passaporte demais ...

Comentários

Postagens mais visitadas