Évangéline

Salut tout le monde!

Esta semana o nosso professor de francês lá no Centre du Phénix nos mostrou algumas músicas em francês. Entre elas, uma canção chamada Évangéline, que conta uma história de amor entre Évangéline e Gabriel, que foram separados pelos ingleses durante a deportação dos acadianos (chamada de Grand Dérangement) e a jornada feita por Évangéline para voltar à sua cidade natal e reencontrar o seu noivo. Essa história é uma lenda histórica acadiana que foi transformada em poema por um escritor americano. Eis uma versão da música, com legenda em inglês ...



Para outra versão, com legenda da letra em francês e algumas figuras explicativas, vá ao youtube clicando aqui.

A Acádia se situava nas atuais províncias a leste do Québec povoada por colonos de origem francesa, como o Québec. Em 1755, os ingleses promoveram uma limpeza étnica, deportando todos os acadianos (em torno de 15000, um número alto para a época), separando as famílias e as espalhando por diversas colônias inglesas, além de confiscarem todos os seus bens, substituindo esses colonos de origem francesa por ingleses. Alguns colonos foram enviados à Inglaterra e, posteriormente, à França. A maioria foi enviada para partes do que hoje são os EUA, sendo que eles foram perseguidos durante sua tentativa de voltar à sua terra.

Como os ingleses tomaram todas as terras dos acadianos, os que retornaram acabaram se instalando em outras regiões próximas no Canadá. Atualmente, os acadianos são uma nação sem pátria, ligados por seus ancestrais, mas possuem uma bandeira e hino.

Bom, essa é história resumida ... Pour en savoir plus, cliquez ici et ici.

À la prochaine!

Comentários

Postagens mais visitadas