Carteira de Motorista - Parte 2

Olá, pessoal!

Voltamos com o assunto "Carteira de Motorista do Québec". Então, após o sufoco para conseguir abrir o dossier e fazer o exame teórico em Trois-Rivières, deu uma preguiça de ter que fazer o exame prático ... Assim, eu me enrolei um pouco e só no fim do mês passado eu resolvi marcar o exame no site da SAAQ.

Exame marcado, resolvi pegar umas aulas para desenferrujar e aprender os macetes do exame aqui no Québec. Assim, a Tixa ligou para o Monsieur Claude [ (418) 953-9827, dica do Arnaldo ], um senhor que dá aulas de direção pra imigrantes, na sua maioria, além de alugar o carro para fazer o exame prático. Eu peguei duas aulas, durante as quais aprendi os cuidados a serem tomados, as dicas para saber as velocidades na região da SAAQ, onde os exames são feitos, treinei um pouco o estacionamento, etc.

Hoje, dia do exame prático, o M. Claude passou aqui em casa e eu fui dirigindo até a SAAQ, bom pra dar uma aquecida. Chegando na SAAQ, já fui encaminhado a um guichê, já que tinha rendez-vous, entreguei a minha permissão provisória, cartão de identificação e o documento do carro, paguei a taxa do exame (20,00 $) e fui para o carro, junto com o avaliador.

O avaliador pediu pra ligar o carro e baixar o vidro e ficou do lado de fora para fazer a inspeção de setas, buzina e luz de freio. Depois, verificou se o freio de mão estava funcionando. Depois, me explicou como o exame ia funcionar e saímos para o percurso. Durante o trajeto, ele ia dizendo pra ir pra direita, esquerda, pegamos vias de 3 velocidades, 50km/h, 70km/h e 30km/h. Uma hora ele me alertou que eu estava próximo do limite (eu achei exagero, já que era 30km/h e eu estava a uns 28 ... quase me arrastando), logo em seguida mandou eu ajustar a velocidade, pois caímos em uma rua de 50km/h ...

Por fim, voltamos ao estacionamento da SAAQ e mandou eu estacionar em uma vaga, tranquilo. Depois, mandou eu desligar o motor, disse que eu tinha passado ( uhu! ) e fez alguns comentários. Voltei ao bureau e fiquei aguardando me chamarem para finalizar a documentação. Depois de uns minutos, me chamaram e tirei fotos, assinei uns papéis e paguei a taxa do permis de conduire. Como demora uns dias pra carteira ficar pronta, eu recebi um papelzinho que serve de permissão provisória.

Dicas de condução: Bom, a maior diferença entre o jeito de dirigir aqui e no Brasil é a tal verificação do ângulo morto, que tem que ser olhado a cada mudança de via. Normalmente, as ruas são de 50km/h, exceto as ruas menorzinhas e residenciais, onde a velocidade é de 30km/h. Perto da SAAQ tem uma via chamada Boulevard Hammel que é de 70km/h. Não pode passar do limite de velocidade mas também não pode andar muito lento. Tem que prestar atenção às placas de PARE e tem que parar totalmente, mesmo quando vemos que não tem ninguém mais na intersecção. Ao estacionar, tem que acionar o pisca logo que o avaliador indicar a vaga e tem que olhar por toda a volta do carro, se virando pra trás inclusive.

Considerações: Fazer ao menos uma aula antes do exame é altamente recomendável, pode ser com uma escola ou com um amigo que já dirige do jeito québécois e conhece as manhas do teste. O exame é tranquilo e o avaliador não faz pegadinhas. No meu caso, o avaliador era simpático, nada parecido com o avaliador ali da foto que ilustra o post (tirada do filme Sem Licença Para Dirigir, clássico da sessão da tarde).

Para fechar o post e descontrair: Ao dar uma procurada por pessoas que dão aula de direção, a Tixa encontrou um anúncio de uma pessoa que dizia dar aulas em francês, inglês ... e árabe, hehe. Na hora eu me lembrei de um programa humorístico do tempo em que moramos na Alemanha. Se chama Was Guckst Du? e era estrelado por um descendente de turcos que vivia fazendo piada com os estereótipos de turcos, alemães, italianos ... Um dos quadros era exatamente a Fahrshule (escola de direção), no qual ele tinha um aluno alemão ... só que o carro estava caindo aos pedaços e, "como todo turco", vivia carregando a família junto, que ficava no banco de trás durante as aulas ... Segue um videozinho do quadro. Mesmo quem não entende alemão deve entender um pouco o que se passa :), destaques pro ABS e Air Bag turcos ...



É isso, pessoal! À la prochaine!

Comentários

  1. Parabéns Cris! Agora é só sair por aí "curtindo a vida adoidado"rsrsrs, realmente eu achei o exame prático bem tranquilo, fiz com uma mulher meio grosseira, mas fiz tudo direitinho e no final deu certo!E a Tixa se animou em fazer tbm?? abraços, mariane

    ResponderExcluir
  2. Agora q já temos o CSQ =D Vou devorar seu blog pra conhecer mais como são as coisas aí para nós.

    Forte abraço e parabéns pela habilitação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas