Le Voyage à Québec

Bonjour mes amis!

Finalmente criamos vergonha na cara pra contar como foi a nossa viagem para o Canadá, chegando no dia 13 de novembro em Québec!

Então, depois de uma semana cheia com os preparativos da viagem, o tão esperado 12 de novembro chegou. Acordamos e fomos fechar definitivamente as nossas malas, vejam só a situação dos imigrantes:



Aproveitando os últimos momentos, eu fui ao Centro Comercial Rui Barbosa (hehe) cortar o cabelo pela última vez no Brasil e a Tixa foi atrás de pijamas. O sogro foi incumbido de achar umas borrachas para a tampa da nossa panela de pressão (a gente trouxe uma, mas tivemos que comprar outra por aqui devido ao tipo do nosso fogão, que tem superfície de cozimento lisa ..).

Como o nosso vôo saía às 16:30 de Curitiba, chegamos ao aeroporto lá pelas 15:30 pra fazer o checkin com as nossas infinitas malas ... vejam só o momento de nossa chegada ao aeroporto. É impressionante a coragem desses imigrantes que deixam tudo pra trás para buscar uma vida nova em outro país ... dá pra ver na cara, huahuahuhauhauuauhua!



Como tínhamos comprado as passagens só de ida pela AirCanada, tínhamos direito a 3 malas despachadas cada um, mas só para o trecho São Paulo-Québec. Pelo que sabíamos, teríamos que pagar excesso no trecho Curitiba-São Paulo, já que era operado pela TAM. No check-in, a atendente nos deu a opção de despachar todas as malas diretamente para Québec, sem termos que fazer o reembarque em São Paulo, mas tinha o esquema das malas a mais. Por fim, a atendente quis saber o motivo pelo qual a AirCanada estava dando franquia de mais uma bagagem. Explicamos e ela chamou um supervisor dela lá e perguntou se era para ela honrar a franquia da AirCanada e ele disse que sim. Desse modo, conseguimos a franquia das bagagens para todos os trechos. Então fica aí a dica ... a TAM está cada vez mais unida com a AirCanada na operação dos vôos e a tal franquia de 3 malas parece que está começando a ser aceita nos trechos nacionais!

Checkin feito, só aguardamos a hora do embarque:



Chegando em São Paulo, fizemos o checkin na AirCanada para pegar as nossas passagens e ficamos mofando no aeroporto até o horário do vôo, às 21:50. Comemos um McMinhoca sanduíche no McDonalds e fomos pra sala de embarque.




A viagem em si foi tranquila e chegamos a Toronto às 5:30. Aeroporto vazio, só seguimos as placas para o controle de passaportes. O agente viu os nossos vistos e CRP e nos disse para seguirmos para a sala da imigração para fazer o procedimento do landing. Na imigração foi tudo tranquilo, o senhor lá era bem simpático, só confirmou alguns dados do CRP e perguntou quanto tínhamos em dinheiro no momento, um valor aproximado. Falamos que só tínhamos CAN1000.00 em mãoes e que o resto já estava depositado em nossas contas aqui no Canadá. Ele não pediu pra ver comprovantes, só pediu pra dizer o valor total aproximado. Ele digitou os dados no computador, perguntou amenidades e nos liberou.

Fomos para a esteira pegar as bagagens e passamos pela declaração dos bens que estávamos trazendo e o que viria no futuro. Entregamos a lista e a moça nos deu um papel para liberar de impostos os bens que viriam depois e é só. Colocamos as nossas bagagens na esteira de conexão e seguimos para pegar o nosso vôo para Ville de Québec e ficamos esperando ainda uns 15 minutos pelo embarque.

Chegamos às 8:50 em Québec e os nossos amigos Márcio e Fernanda estavam nos esperando. Eis a famingerada foto dos imigrantes chegando meio zonzos ...



Como tínhamos bastante bagagem, o Márcio e eu socamos a bagagem no carro dele e fomos descarregar, enquanto as garotas ficaram tomando um café no aeroporto. Depois, fomos buscá-las, descansamos um pouco na casa deles (aonde ficamos 3 semanas até termos um apartamento com o mínimo de "recheio" pra poder morar). Em seguida, fizemos um tour pelos órgãos do governo para ver a documentação: Fizemos o NAS, demos entrada na Assurance Maladie e fomos ao MICC agendar um rendez-vous para a sessão de informação.

À noite, ainda tive a oportunidade de desenterrar o meu paletó que eu trouxe porque fomos a uma festinha de 15 anos! Bom, assim se passou a nossa viagem do Brasil para o Canadá. Foi tranquilo e não tivemos stress com nada, todos os agentes foram bem simpáticos, tanto nos aeroportos quanto nos órgãos do governo aqui em Québec.

É isso aí, pessoal! À la prochaine!

Comentários

  1. noooossa! é mala pra kct, né? na primeira foto, essa mala gigante azulada é igualzinha a uma que tenho. êba! sinal que cabem coisas nela sem ultrapassar o limite de peso!! tou rezando pra conseguir franquia no tam rj-sp também... vamos ver que bicho que dá!

    legal ver as fotos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas