Usando Robôs para Limpar a Casa - Parte II

Salut, les copains!

Hoje eu volto com o assunto "limpeza de casa", desta vez apresentando um robô, Scooba,  que aspira e lava o chão, incluindo um videozinho para que os leitores vejam o mesmo em ação (o Alexei também falou um pouco desse robô, veja os posts aqui e aqui).

Robô Scooba

Mais chato que varrer e aspirar o chão é passar pano para tirar a sujeira que fica grudada. Para piorar, o conceito de "rodo e pano" não é muito popular o Canadá. O pessoal tem um negócio chamado "mop", que é um suporte para uns paninhos.

Um exemplo do substituto canadense para rodo e pano
 
Eu acho extremamente chato usar esse treco, só é prático para áreas pequenas. Assim, quando soube da existência do Scooba, não hesitei e comprei.
 
O Scooba é um robô fabricado pela iRobot, dona do Roomba - o líder do mercado de aspiradores por aqui-, e que não possui concorrentes, pois é o único robô capaz de lavar o chão. O seu aspirador não é feito para aspirar quantidades grandes de sujeira, somente poeira e pequenos ciscos. Assim, temos que dar uma vassourada ou passar o robô aspirador antes se o ambiente estiver muito sujo.
 
O Scooba é composto de um corpo, onde ficam os componentes eletrônicos e mecânicos,  e de um tanque de água dividido em dois compartimentos. Em um compartimento, colocamos água limpa e uma solução de limpeza, e no outro retiramos a água suja.
 
O robô funciona de maneira simples, ele passa pelo ambiente andando em espirais, linhas retas e diagonais, além de "seguir" as paredes (veja o vídeo institucional). Durante a caminhada, ele ejeta pequenas quantidades de água na parte de baixo e as escovas e borrachas em contato com o chão retiram a sujeira. Como ele passa várias vezes sobre o mesmo ponto, a sujeira incrustrada vai amolecendo e é eliminada a cada passagem.
 
O tanque comporta um pouco menos de 1 litro de água (morna, para aumentar a eficiência e evaporar mais rápido) mais um produto de limpeza. Como produto,  podemos usar a solução especial do Scooba, colocando 7.5ml por tanque, ou mesmo Mr. Clean, colocando 15ml por tanque. Assim, usamos bem pouco produto de limpeza. Um frasco do produdo próprio do Scooba custa algo como $15.00 deve durar em torno de 60 aplicações. Usando Mr. Clean, usamos mais produto, mas ele deixa um perfume, além de ser mais barato. Aqui em casa, a gente alterna o uso. Quando a sujeira está mais pesada, eu uso o produto próprio, que é mais efetivo. Importante salientar que ele não danifica o piso.
 
Ao ligar, o Scooba funciona até o tanque de água limpa esvaziar ou a bateria acabar. Um tanque "roda" por aproximadamente 45 minutos e limpa satisfatoriamente 2 quartos médios. A carga da bateria dura por 1h 30m, ou dois tanques.
 
Ao terminar a limpeza, devemos esvaziar o tanque sujo, enxaguá-lo e limpar algumas peças do robô. Essa operação é simples e só devemos cuidar para não respingar muita água no corpo do robô.
 
Como toda máquina, existem limitações e cuidados a serem tomados. O Scooba não é capaz de alcançar os cantos em 90 graus por causa de sua forma arredondada. Ao seguir as paredes, ele só consegue limpar a em torno de 1cm das mesmas. Por não ter meios de se localizar no ambiente, ele colide com os móveis. Devemos ter cuidado para não molhar as partes eletrônicas e o painel, pois a água pode danificar o robô com o passar do tempo. Também não devemos colocar água muito quente no reservatório, pois pode danificar as soldas pásticas do mesmo causando vazamentos. Em geral, é um robô que exige mais "carinho" ao ser manuseado, comparado aos robôs aspiradores,  por conta de sua complexidade.
 
Considerando que este é um robô mais caro do que os aspiradores, fica a questão: Vale a pena comprar? Na minha opinião, vale. Ele facilita muito a vida e evita que percamos o fim de semana limpando casa ...
 
Eu fiz um vídeo mostrando um pouco o Scooba (a demonstração de limpeza começa aos 11 min e está acelerada em 7x da velocidade normal), desculpem a edição porca e a "GilbertoGilzação" do apresentador:
 
 

Comentários

  1. Uau! Adorei o seu post e o seu vídeo! Parabéns, isso foi um serviço de utilidade pública, obrigada mesmo!

    Eu achava que o Roomba só aspirava e o Scooba só passava pano... Mas pelo que você mostrou, se o Scooba também aspira (mesmo que seja com um aspirador fraquinho) no meu caso vale muito mais a pena comprar um Scooba do que um Roomba, pois eu acho muito mais difícil lavar o chão do que passar uma vassourinha para tirar a sujeira mais grossa.

    Agora já sei qual robozinho vou comprar!

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. tô doida por um desses, mas meu cafofo é tao repleto de moveis (casa pequena, muitos moveis, ja viu) que por enquanto nao é a melhor opçao. Sem contar o gato ......

    ResponderExcluir
  3. Olá! Acabei de "cair" aqui pesquisando sobre esses robôs. Minha dúvida é se vcs acham que deixa meio manchado o piso frio. Minha casa é toda em porcelanato, e tirando o pano chao, todo o resto como mop, o shark navigator que comprei (mop a vapor) acabam deixando o chão com muitas manchas... mas odeiiiooooo passar pano, entao esse robô seria a opção ideal!
    Obrigada,
    Juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, "pro meu padrão", acho que não fica muito manchado. Ele passa e fica meio molhado (a gente chama ele de "lesminha" aqui em casa), e essa água evapora. Dependendo do produto que foi colocado no tanque dele, pode deixar algum resíduo. O melhor mesmo é usar a solução própria dele, mas ...
      No entanto, não sei se vale a pena comprar ele aí no Brasil. O preço dele está beeem elevado.

      Excluir
  4. OI gostei muito do post , só ficou uma dúvida, gostaria de saber se é muito barulhento?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu compararia o barulho ao de um secador de cabelo. É menos que um aspirador "normal"

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas